01/09/2008
A Escola dos Tempos Modernos
Está-me a querer parecer que o ensino Britânico está a fazer um grande esforço para que os adultos de amanhã estejam preparados para fazer face aos desafios da vida moderna.
Quando li a notícia fiquei maravilhada. Digam lá se não são excelentes ideias.
A partir deste ano os alunos do ensino secundario (11-14 anos) vão ter disciplinas completamente novas, onde irão aprender a gerir dividas de cartão de crédito, alterações climáticas e combate a obesidade.
As escolas preparam-se para iniciar uma fase muito mais orientada para as necessidades reais com que os alunos se deparam durante a sua vida.
Está previsto que a escola possa optar por introduzir aulas de linguas estrangeiras que se tornam uteis no enquadramento economico, como é o caso do Mandarim .
A arte de cozinhar vai deixar de ter segredos para os alunos, que passam a aprender como se fazem referições simples e saudaveis, apenas com igredientes basicos e frescos. Numa tentativa de comabter a obesidade.
Finanças Pessoais é mais uma novidade este ano, tendo em vista ensinar a gerir o próprio dinheiro, empréstimos, cartões de crédito, entre outros.
Adorei!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Ainda me lembro quando me diziam que tinha de aprender inglês porque essa é que era a língua importante "depois para o meu futuro" :-))
Parece ser um excelente panorama. A Escola também tem de evoluir e deixar de ter disciplinas para encher o curriculo escolar... as necessidades dos miúdos de agora são tão bem diferentes das nossa.
Achei piada às aulas de culinária :-) só conhecia isso dos US (home-eco), mas como vão ser aí aplicadas não só é um regresso a alguns antigos valores (new domesticity) como ainda
Como em (alguns casos) não se consegue já educar os pais, quebre-se a corrente e eduque-se os filhos :-)
Eu acho que passa mesmo por ai. A nossa geraçao ficou um pouco fascinada com toda a oferta e nao soube fazer escolhas.
Que óptimas ideias, isso deveria vigorar um pouco por todo o mundo!!! É uma necessidade!!
Eu quero ir para as aulas de mandarim... posso?!
Agora um bocadinho mais a sério... acho a ideia excelente. É mesmo como a Farruska di já que não se pode educar os pais quebra-se a corrente.
Excelente ideia e um exemplo maior p/ os outros países seguirem (incluindo Portugal)!
Beijinhos*
Enviar um comentário