As minhas Princesas

09/11/2007

Sistema Educativo Inglês


Se há coisa que me tem feito imensa confusão desde que aqui cheguei é o Sistema Educativo de Sua Majestade.
Desta vez refiro-me ao S.E. Inglês e não ao Britânico, pois a Escócia, o País de Gales e a Irlanda têm Sistemas Educativos na sua base similares, mas apresentam algumas diferenças significativas.
Mesmo depois de ter lido umas resminhas de páginas sobre o assunto, devo dizer que ainda não estou totalmente esclarecida, mas já dá para ficarmos com uma ideia.
O ensino e grátis e obrigatório para crianças dos 5 aos 16 anos - a lei será alterada em breve, passando a ser obrigatório até aos 18 anos. Esta alteração está relacionada com problemas sociais causados por adolescentes que abandonam precocemente a vida escolar.
O percurso educativo está separado em duas fases:
Educação Primária: 5-11 anos;
Educação Secundaria: 12-18anos
Em maior detalhe:
(determinados nomes não vou traduzir, por serem obvios, ou por a tradução poder alterar o sentido)
estrutura
3 anos - Nursery (infantil) - Primary School
4-5 anos - Reception Primary - School
5-6 anos - Key Stage1 - Year 1 - Primary School

No final do Key Stage 1 os alunos fazem exames nacionais de Inglês e Matemática. Ninguém chumba, ou fica retido. São apenas formativos.

6-7 anos - Key Stage 2 - Year 2 - Junior School
7-8 anos - Key Stage 2- Year 3 - Junior School
8-9 anos - Key Stage 2- Year 4 - Junior School
9-10 anos - Key Stage 2- Year 5 - Junior School
10-11 anos - Key Stage 2- Year 6 - Junior School

No final do Key Stage 2 os alunos fazem exames nacionais de Inglês, Matemática e Ciências. Ninguém chumba, ou fica retido. São apenas formativos.

11-12 anos - Key Stage 3- Year 7 - Secondary School
12-13 anos - Key Stage 3- Year 8 - Secondary School
13-14 anos - Key Stage 3- Year 9 - Secondary School

No final do Key Stage 3 os alunos fazem exames nacionais de Inglês, Matemática e Ciências. Ninguém chumba, ou fica retido. São apenas formativos.

14-15 anos - Key Stage 4- Year 10 - Secondary School

Alguns alunos começam a fazer os GCSE's no ano 10: General Certificate of Secondary School. Não são obrigatórios, mas quase todos os alunos os fazem. Inglês, Matematica e Ciências são disciplinas obrigatoriamente examinadas nos GCSE's, mas os alunos podem escolher ser avaliados noutras disciplinas, que sejam mais favoráveis num futuro percurso profissional.

15-16 anos - Key Stage 4 - Year 11 - Secondary School

No ano 11 quase todos os alunos sao avaliados através dos GCSE's ou dos NVQ's: National Vocational Qualification - da acesso ao ensino vocacional.

16-18 anos - 6th Form - Secondary School ou College

Estes dois anos servem de preparação para o acesso à universidade. Os alunos fazem os Advanced Levels, conhecidos como A-Level's , exames em várias disciplinas, consoante o curso/universidade que pretendem frequentar.


Chegando a esta fase a grande parte dos alunos fazem um ano de pausa. Viajam, ou trabalham durante um ano, para ajudar a pagar os estudos na universidade. Esta realidade esta tão enraizada que muitas empresas guardam lugares para estes jovens trabalharem durante um ano. Também e costume os jovens britânicos passarem as férias escolares a trabalhar; mais uma vez as empresas guardam muitas posições para estes jovens. Procurar certos empregos (lojas e escritórios) durante as férias escolares torna-se assim, um pouco inglório.
O Ensino Universitario é comparticipado pelo Estado.

tipos de escolas

Escolas Estatais (93% do total):
* primary schools

* secondary schools:

a)comprehensive schools - a admissão dos alunos apenas depende das vagas da escola. São escolas frequentadas por crianças de ambos os sexos

b)grammar schools - seleccionam os alunos consoante o sucesso académico. São frequentadas por crianças de um só género; temos assim "grammar schools for girls" e "grammar school for boys".

* Escolas Independentes:

Preparatory Schools: dos 4 aos 11 (raparigas)/13 anos (rapazes)

Public Schools: dos 11 (meninas)/13 (meninos) aos 18 anos

Férias

Natal - 2 semanas
Primavera - 2 semanas
Verão - 6 semanas

fim de Outubro - 1 semana
meio de Fevereiro - 1 semana
fim de Maio - 1 semana

Uniforme

O uniforme é obrigatorio.
Rapazes: calças cinzentas ou pretas, polo com cor e simbolo da escola ou camisa branca com gravata, meias brancas ou cinzentas, sapatos pretos.
Raparigas: Calças ou saias cinzentas ou pretas polo com cor e simbolo da escola ou camisa branca com gravata, meias brancas ou cinzentas,sapatos pretos.

Há muito mais para dizer, mas para já julgo ser melhor ficar por aqui.


11 comentários:

Sofia Quintela disse...

Hmmm tudo "esmiuçadinho". A parte do faz os exames e ninguém chumba nunca é que me faz confusão. Já a Liliana me tinha explicado como funcionava o sistema educativo inglês e isso fez-me confusão. Já para não falar da parte dos uniformes, bah!!!

Unknown disse...

Pois, talvez seja nessa parte que este sistema esteja mais fraco. Talvez isso explique um pouco porque chegam aos 11 anos sem saber ler. Alias, durante a pesquisa cheguei a ler que os exames que fazem no final da key stage 1 e mais para avaliar a escola e a performance dos professores.
Em relaçao aos uniformes, sou totalmente a favor:
Sao feitos de tecidos anti-nodoas e que se passam a ferro muito facilmente
Os pais nao teem de se preocupar com o que vao vestir as crianças todos os dias
os meninos ali sao todos iguais, nao ha "show off", nem competiçao quanto ao que vestem
poupamos imenso dinheiro em roupa
incute espirito de disciplina e orgulho da escola a que pertencem
incunte o sentido de pertença a um grupo...

Unknown disse...

Ainda vou falar do key stage 1 mais em especifico, pois conheco-o melhor, por a B. estar agora a passar por ele. So acrescento agora que durante estes 11 anos os pais nao teem que comprar livros escolares, esses sao fornecidos pelas escolas.

Anónimo disse...

Realmente é um sistema educativo muito diferente :) E se por aí peca pelos exames intermédios terem apenas valor informativo, por cá é o oposto.

Só esse pormenor dos livros é excelente. Desde que foi para a escolinha, sempre comprei os livros ao meu sobrinho e sinceramente não sei como é que alguns pais conseguem suportar aquela despesa sozinhos. Este ano foram 200 euros só nos livros, que é pouco menos que 1/3 do ordenado da minha cunhada e único rendimento para ela e o miudo.

As férias escolares aí é mais ou menos como em Portugal ou nao?

e quando começa o ano escolar aí?

Por cá começa em Agosto! Mas vão alterar gradualmente para comear no final de Agosto em 2010. (até) Os periodos de férias são determinados por Bundesland, e já está tudo planeado até 2010!

se tiveres curiosidade podes ver aqui
a diferença entre Bundeslander. Os periodos de férias nem são iguais, o que torna uma confusão quando se muda de lugar e de escola.. Nas bundeland onde o inverno é mais rigoroso por exemplo, têm férias de natal só de 27.12 a 5.1 e depois em Fevereiro têm mais 5 dias de férias de inverno.

Aqui onde estamos é assim:
(este) ano começou dia 3 de Agosto
Férias de Outono de 29.9 a 6.10
Férias de Natal de 20.12 a 4.1
Páscoa de 17.3 a 29.3
Pfingsten 13.5
Férias "grandes" de 26.6 a 8.8

Unknown disse...

hehe o tempo de ferias esta no post... no verao sao 6 semanas. Começam no inicio de Setembro e terminam no final de Julho. So teem o mes de Agosto completo...tadinhos!
Obrigada pelo link...Vou ver!

)0( disse...

Eu também sou a favor dos uniformes! Pelas razões que indicaste, mas também por achar que ficam giros. :)
Já em relação ao facto de não chumbarem nos exames, faz-me um bocado de confusão... acho que há uma cultura do facilitismo.

Beijos

Unknown disse...

Giros? Ficam LINDOS!! Eu adoro!

sandra.am.silva disse...

Também concordo com os uniformes, acho que ficam muito giros, e é como dizes ensina-os o dever para com a disciplina, e o orgulho por serem daquela escola e daquele grupo.
Essa dos exames é confuso...
Quanto aos livros, acho que o governo Português deveria passar os olhinhos por este teu post e pelos diversos comentários que aqui foram deixados. Podia ser que aprendessem umas coisas boas para variar.
Para terminar, deixa-me dizer que este teu post está completissimo!!!Beijinhos Grandes,

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Anónimo disse...

a propósito:

http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk_politics/7100316.stm

sonia catalao disse...

os uniformes tambem serve para ver os meninos e meninas que faltam ha escola. aqui ja vi varias vezes a policia a levar esses ditos meninos/as para a escola.
eu estou em Gales e as coisas sao iguais ao que escreves no blog.
em relacao as polos aqui em algumas escolas tambem variam de cor.
Gosto muito deste teu blog. Porque as pessoas pensam sempre em UK como um pais modelo e nao e isso que acontece.
bjs.

Beatriz Nariz disse...

Não sabia bem em que post devia deixar o meu feedback a este blog (em que estou viciada), mas achei que como este foi o primeiro que vi, graças a uma pesquisa no google sobre o assunto do ensino em Inglaterra, era ideal. Aliás, nem sabia muito bem se devia comentar alguma coisa, mas sempre ouvi dizer, kind words are to be told :)
A verdade é que não devo estar dentro do público-alvo do blog, já que sou uma Beatriz, como a sua, de 16 anos acabados de fazer, mas, apesar de ainda ter muitos anos para re-pensar isso tudo, tenho como plano "trocar" Portugal por Inglaterra. Fala-se muito de emigração aqui em Portugal, inclusive o primeiro-ministro, Passos Coelho, mandou-nos todos fazer exatamente isso, mas realmente a situação está dificil para todos e pessoalmente temo que a minha geração, para além de ter dificuldade em encontrar emprego aqui, terá esse obstáculo em quase todo o lado. E embora o critério da empregabilidade pese muito nas minhas escolhas de vida, se pudesse viver em The City, não me importava de passar os dias a lavar pratos ou a esfregar chãos, fosse o que fosse, ahaha.
Tenho a sorte de já ter estado no Reino Unido cinco vezes, quatro em Londres e uma vez em Dublin, de viagem, durante 3 ou 5 dias, e fica sempre a vontade de ficar lá mais vezes, especialmente em Londres, porque sendo uma rapariguita de uma vila do norte, tenho os estereotipados sonhos de life on the big city e fiquei encantada com este blog porque mostra de uma forma muito pessoal como a vida de uma portuguesa em Inglaterra pode ser tão parecida e ao mesmo tempo tão diferente da sua vida em Portugal. Os meus parabéns à autora, que tem uma filha com um nome tão giro! (aliás, têm as duas) e beijinhos de Portugal :)
Beatriz