As minhas Princesas

06/07/2012

Licença de maternidade




Aqui temos direito a um ano de licença de maternidade. 
O valor de pagamento depende da empresa para quem se trabalha. 
Na minha empresa, recebi a 100% os primeiros quatro meses; depois passei a ter um valor estatutário  que  é  igual para todas as mães trabalhadoras após as primeiras 8/12 semanas (depende da empresa) que no meu caso se traduziu em cerca de 1/4 do total do meu salário. 
Os últimos 3 meses não são remunerados. Escusado será dizer que a maioria das mães volta ao trabalho ao fim de 9 meses, mas mesmo assim, não acho que seja nada mau.
Ao longo da licença de maternidade temos a opção de trabalhar 10 dias, os chamados dias de manter o contacto, (keep in touch days) que são pagos de acordo com o ordenado e acumulam com o valor de licença de maternidade a receber. 
Quando a mãe volta ao trabalho tem a possibilidade de requerer trabalho flexível (horas flexíveis, ou reduzidas).
Por muito que todas estas condições me façam sentir feliz, muito mais apoiada do que em Portugal, não deixo de sentir um aperto no coração quando penso que em breve vou voltar e ficar separada da minha bebé por algumas horas...

Sem comentários: