As minhas Princesas

18/01/2013

Neva, de vez enquando


Uma das coisas que mais me fascina é a neve. Nunca me lembro de ter visto nevar antes de ter vindo para Inglaterra. Na Zona de Londres nunca caem grandes nevões, mas todos os anos neva. Muitas vezes a neve não fica em lado nenhum (acho que a expressão doesn´t settle explica muito melhor).
Mas todos os anos neva pelo menos duas vezes. E quando neva a loucura é geral! Os ingleses vivem tudo muito intensamente.
Quando se prevê que vai nevar, o serviço de meteorologia lança alertas e mais alertas. E se neva de facto...mesmo que só seja dois cm, o país pára. As escolas fecham. Os comboios param.  Fecham os aeroportos. Não há autocarros. As estradas ficam intransitáveis. As empresas fecham, ou porque os trabalhadores não têm como chegar lá, ou porque como as escolas estão fechadas, têm de ficar em casa com as crianças. 
Estou por cá há cerca de 7 anos e todos os anos é o mesmo.
Hoje nevou. Fomos avisados que iria ser mesmo muito mau. Neve prevista para todo o país. E de facto nevou. Mas começou a nevar só às 8.30am. Portanto as crianças já estavam na escola e as pessoas já estavam no trabalho, ou a caminho. Mesmo assim, ainda não tinha começado a nevar e a Soutwest Trains (empresa de caminhos de ferro que serve a minha zona, já tinha fechado 4 rotas, só para jogar pelo seguro). Hoje nevou bastante. Cerca de 10cm e neste momento (quase 9pm) ainda está a nevar. Mas desta vez é diferente. As escolas não fecharam, embora nos tenham dito que se podíamos ir buscar as crianças duas horas antes da hora de saída. As empresas não fecharam, mas deixaram-nos sair mais cedo. Algumas companhias e rotas de comboio continuaram a funcionar e o aeroporto de Heathrow esta a funcionar, com alguns cancelamentos, mas a funcionar. Pela primeira vez em sete anos, vejo alguma normalidade face à neve. 
Eu adoro quando neva. É maravilhoso ver nevar. Flocos a dançar no ar e o silencio é total. O silencio é espectacular. Para mim é muito relaxante. A neve é muito, muito fria. Nos filmes vemos as pessoas a brincar e brincar na neve, mas eu ao fim de uns minutos na neve estou congelada. O ar fica muito frio, como se estivéssemos dentro de um congelador. 
Adoro o barulho que faz ao andar na neve. Comparo-o com o ronronar de um gatinho.
Quando a neva se acumula, depois de ser pisada várias vezes pelas pessoas, começa a ficar super compacta e forma uma camada de gelo horrível. Isso é que não gosto mesmo nada. Quando os passeios parecem ter neve e depois são autênticos ringues de patinagem, em algumas zonas vêmos contentores com sal e algumas pessoas espalham-no nos passeios. Nas ruas principais passam carros especiais da câmara que espalham sal, para derreter a neve e impedir a formação de gelo. Nas ruas secundárias não há nada disso - os moradores dessas ruas podem fazê-lo eles próprios, mas nunca vi isso acontecer. Hoje quando passava por uma dessas ruas secundarias, ia a cerca de 5km/h, porque sentia a estrada super escorregadia, mas tive de parar o carro para dar passagem a outro. Num instante o carro bloqueou as rodas e embateu no passeio. Foi impressionante. Não aconteceu nada ao carro, nem a mim. Mas se houvesse ali uma pessoa, ou um carro ia ser um problema. É muito perigoso conduzir sem o equipamento próprio para a neve.
Mesmo assim, adoro quando neva.

Sem comentários: